Inicial > Uncategorized > O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo

“O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo.”

O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) é um romance de José Saramago que conta a história da vida de Jesus de uma maneira moderna e anti-religiosa. O seu conteúdo humaniza a vida de Jesus e alude a uma sua eventual relação com Maria Madalena. Esta perspectiva, de humanização de Cristo, distante da representação tradicional do Evangelho e evidenciando o seu caráter frágil e vulnerável, levou a que o livro fosse considerado blasfemo por muitos, entre eles o então Sub-Secretário de Estado adjunto da Cultura, Sousa Lara, que o vetou de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu. Em reacção a este acto, que considerou censório, Saramago abandonou Portugal, passando a residir, onde permanece até hoje, na ilha de Lanzarote, Ilhas Canárias.

Agora, eu queria saber: Realmente vale a pena le-lo? Minha curiosidade é muita, só não sei o que fazer neste momento. Claro, irmãos, que valerá muito mais a pena, se eu ler a palavra do Senhor. Mas foi indicação de minha professora de português. Me interessou, a sinopse me chocou; Mas acho que lerei.

Categorias:Uncategorized
  1. Gui Vilanova
    16/05/2009 às 19:33

    Gosto do livro ‘ensaio sobre a cegueira’ de saramago, mas não gostei desse não…

    Trick, teu blog é MARA!
    Continue assim!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário