Início > Estudos, Evangelismo, Experiências com Papai, IMTF > Primeiro contato: Como fazer um evangelismo eficaz

Primeiro contato: Como fazer um evangelismo eficaz

A primeira coisa que gostaria de destacar é que não podemos nos esquecer no motivo pelo qual estamos fazendo o evangelismo: Obedecendo a Seu chamando, O tornado conhecido (Marcos 16:15; Mateus 28:19) Indo com este pensamento, você certamente terá êxito na sua operação. Tendo essa motivação, você será feliz.

Lembro-me dos primeiros evangelismos da IMTF, íamos animados e sempre frisávamos: “Ali há cura. Ali há libertação” e nunca tivemos um resultado satisfatório: nenhuma pessoa do evangelismo se firmava na Igreja. A uma constante pergunta: Porque as pessoas vêm, recebe a cura, aquilo que precisam e se vão? Eu sei.

Com certeza você conhece o capítulo de João 6. Provavelmente não inteiro, mas o conhece. Jesus anda sobre o mar, multiplicação dos pães e peixes. O Senhor Jesus fez o milagre da multiplicação ali, dois peixes e cinco pães fizeram quase cinco mil homens, provavelmente fora mulheres e crianças, comerem até se fartarem. No dia seguinte (João 6:22) a multidão voltou até Ele “Rabi! Quando chegaste aqui?” logo o Senhor introduziu um sermão pouco agradável! Ele sabia que eles não estavam atrás dEle porque criam nEle, mas pelo pão. “Seus pais comeram este pão no deserto e morreram. Eu sou o pão que desceu do céu, eu quero me dar a vocês”. Isso não agradou aquela multidão, todos se foram. Os discípulos mais próximos, os que ficaram, também tiveram a opção de ir. Foi então que Simão declara o famoso trecho: “A quem iremos nós? Só Tu tens as palavras de vida eterna. Temos te conhecido, Tu és o santo de Deus”.

Vamos ao que interessa: O evangelismo deve ser feito para continuidade da Obra, não somente um grupo saindo pelas ruas do bairro entregando panfletos e conversando com as pessoas, mas também na sua vida diária e nos seus relacionamentos. Penso que precisamos mais do amor do Pai para passar o amor dEle para as pessoas.

Hoje em dia, muitos de nossos irmãos em Cristo têm vivido isso, e talvez na inocência. As Igrejas sempre estão cheias, talvez nem sempre com as mesmas pessoas, mas sempre lotadas. A chamada para algumas igrejas é: “Aqui, o Senhor cura” “Aqui, o Senhor prospera!” “Aqui, você é liberto” e essas igrejas não passam a essência do que aprendemos nos Evangelhos. “Eu quero ME dar a vocês, EU sou o pão que desceu do céu. Seus pais comeram desse pão e morreram”.

As pessoas vêm para a Igreja em busca disso. Geralmente, não se prega um compromisso com Deus. É como se fosse um investimento: Eu dou tudo o que eu tenho a esse Jesus, e Ele me devolve em dobro, triplo. Não é preciso um compromisso com Ele, e quando esse assunto chega, ninguém quer saber.

O evangelismo eficaz é aquele que demonstra o amor de Cristo para as pessoas. Em tudo: no seu jeito de falar, olhar, agir e falar. “Jesus quer ter um relacionamento com você, Ele quer te conhecer melhor, Ele quer ouvir de você o que você precisa como um pai que sempre ama ouvir do seu filho e aprender – mesmo que já saiba – algo “novo” com seu filho! Ele quer compartilhar os segredos dEle pra você! Ele quer!” Olhando nos olhos, como diz o pastor Everton!

Geralmente empacamos na história de “sou católico e morrerei católico”. Aprendi a lidar com isso e deixar claro o que eu acho: “Se você já conhece Jesus estou feliz! Vim aqui para te convidar a experimentar o que eu vivo e dá certo! Me faz feliz e pleno! Se você já O conhece e se sua vida já foi curada por Ele, estou muito feliz também meu irmão!” Mostrar em cada palavra a sinceridade e o amor de Deus.

Geralmente também me deparava com alguns apressados: “Fala logo que minha comida ta no fogão”! Eu logo soltava: “Ah, pega esse panfleto então, e desculpa qualquer coisa, tá?” Como se não pudesse entender meu sarcasmo… Se a sua desculpa não for sincera, apenas diga: “Então vou deixar esse panfleto, você lê depois com calma, e faça uma visita! Estou a disposição para conversar depois com você”.

O amor de Cristo é essencial para um evangelismo eficaz.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

